Para Leitura

A FHO

Licenciatura ou Bacharelado? Entenda a diferença
Profa. Cintya Ap. Christofoletti de Figueiredo
05 minutos
Coordenadora do Núcleo Comum de Saúde da FHO

Se você está pesquisando por cursos e faculdades, já deve ter ouvido por aí os termos “Licenciatura” e “Bacharelado”. Não sabe do que se trata ou ficou confuso (a) sobre a diferença entre as duas opções? Fique tranquilo (a), nós vamos te ajudar!

A “Licenciatura” e o “Bacharelado” são tipos de titulação que você recebe ao final do curso e de sua formação universitária. Basicamente, a principal diferença entre elas é o foco profissional e a duração do curso.

Logo, é fundamental que você pense sobre os seus objetivos enquanto profissional e a (s) área (s) em que gostaria de atuar no mercado de trabalho ao optar por um tipo de formação. Na prática, não tem muito segredo:

Os cursos de bacharelado conferem ao estudante o título de Bacharel. São cursos generalistas e com um amplo portfólio de disciplinas teóricas e práticas, que oferecem ao futuro profissional uma variedade de áreas de atuação no mercado de trabalho.

Dependendo do curso escolhido, duram de 4 a 6 anos.

Este é o caso dos cursos de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, entre outros.

Já os cursos de licenciatura, têm por objetivo a formação de educadores, ou seja, profissionais que pretendem atuar como professores em escolas de ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou Profissionalizante ou em outros ambientes de educação formal e não formal. Por esse motivo, são também os cursos que possuem uma maior taxa de empregabilidade no mercado de trabalho.

A duração de um curso de licenciatura pode variar de 3 a 4 anos.

Embora cada curso tenha sua organização, independentemente da área escolhida, é oferecida uma grande carga horária de disciplinas voltadas à área pedagógica, que abordam temas como técnicas de ensino e didática, teorias do aprendizado, entre outros.

Este é o caso dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Biologia, Educação Física, entre outros.

Esta também pode ser uma opção pra você! Existem cursos que contemplam ambas as titulações, o que faz com que o estudante (e futuro profissional) saia ainda mais preparado para o ingresso no mercado de trabalho, com mais oportunidades de emprego. Veja um exemplo relacionado ao curso de Educação Física:

Vantagens de fazer as duas titulações:
Aproveitamento de tempo de formação e de disciplinas cursadas.
Ampliação das áreas de atuação no mercado de trabalho.

E aí? Conseguimos auxiliar na sua escolha?

Se você ainda tem dúvida, confira 6 dicas para escolher o curso certo!

Menu Acessibilidade