Para Leitura

A FHO

Em dúvida sobre a faculdade? Confira 6 dicas para escolher o curso certo
Prof. Laudemir Alves
04 minutos
Professor do Curso de Psicologia da FHO

O período que antecede o vestibular é cheio de expectativas. Além da rotina de estudos e da preocupação com as provas, sempre bate aquela ansiedade em relação à escolha do curso e da faculdade.

Será que escolhi o curso certo?
Como eu sei se vou gostar de estudar isso pelos próximos anos?

Qual a profissão mais indicada pra mim?

Enquanto para algumas pessoas esta escolha pode ser muito natural e intuitiva, para outras é o motivo de muita dúvida e insegurança. Mas, fique tranquilo! A gente ajuda!

A seguir, o professor de Psicologia e orientador do projeto de extensão em Orientação Vocacional e Profissional da FHO, Laudemir Alves, dá seis dicas para você se preparar para este momento:

1. Pratique o autoconhecimento

Talvez este seja o ponto mais importante na hora de escolher uma carreira. Este é o período em que você precisa se perceber, descobrir no que é bom e conhecer suas capacidades e limites.

Será que você sabe lidar bem com pressões, ou prefere um trabalho mais tranquilo? Todos os elementos da sua vida intervêm na sua escolha.

2. Saiba o que você ama e o que te motiva

Escolher uma profissão implica necessariamente escolher também o que fazer diariamente. Por isso, pense sobre isso antes de iniciar qualquer profissão e defina sua trajetória, suas metas e seus objetivos por você mesmo. Não permita que outras pessoas escolham sua profissão por você.

3. Pesquise bastante

Muitas vezes temos uma noção muito superficial ou distorcida de certas profissões. Pesquise as grades curriculares dos cursos em que você tem interesse. Isso pode contribuir para que você decida sobre a área que quer seguir – ciências humanas, exatas ou biológicas.

Pesquise também os indicadores de qualidade das instituições e as oportunidades oferecidas aos alunos – como bolsas de estudos e crédito estudantil.

4. Se informe sobre a carreira e o mercado de trabalho

Ler sobre o mercado de trabalho ajuda a esclarecer oportunidades de carreira. Priorize artigos e matérias sobre planos de carreiras das várias áreas e se informe sobre possibilidades de crescimento dentro de cada profissão.

Busque também informações sobre média salarial entre outros destaques da área. Identifique o momento que o mercado atravessa, assim como as profissões do futuro.

5. Visite empresas e converse com profissionais

Busque conhecer como é a atuação de cada profissional e as áreas que cada profissão oferece.

Visitar empresas e/ou conversar com profissionais da área possibilita ver o mercado “por dentro”, o que contribui para que você consiga perceber os pontos positivos e negativos de cada área e, consequentemente, aquilo que é interessante ou não para você.

Conheça o dia a dia da profissão, os problemas que estes profissionais precisam resolver, as possibilidades de crescimento dentro das empresas e considere se o dia a dia que essas pessoas vivem te anima.

6. Seja realista

Tenha em mente que qualquer curso que você resolver fazer vai demandar investimento financeiro e dedicação de tempo, leitura e estudo. Desse modo é preciso pensar em sua conjuntura financeira, nas condições de mobilidade, suas aptidões e no retorno que a profissão pode oferecer.

Pense em um projeto de vida e tente se imaginar nesta profissão depois de 10 anos. Se parecer possível, vá em frente! Se parecer complicado ou impossível de realizar, busque outras possibilidades.

Conheça os cursos da FHO

Menu Acessibilidade