Para Leitura

A FHO

Áreas de atuação do profissional de Educação Física
Prof. Leonardo Breda e Prof. Fernando Lubrechet
04 minutos
Professores do curso de Educação Física da FHO

Se você está interessado em iniciar o curso de Educação Física ou concluindo sua graduação e ainda tem dúvidas sobre onde atuar, temos uma boa notícia: o mercado de trabalho oferece atualmente uma alta empregabilidade para os profissionais da área, diversificando suas possibilidades de emprego de acordo com sua área de formação acadêmica, em Licenciatura ou Bacharelado.

Confira a seguir, quais são as principais áreas para o profissional e a dinâmica de suas vagas de trabalho.

Passe o mouse / clique nas áreas abaixo para saber mais:

Setor Público

O setor público oferece vagas de emprego por meio de concursos e contratos temporários em âmbito municipal, estadual e federal, nas áreas de ensino, projetos esportivos, recreativos, desenvolvimento estratégico e organização de eventos esportivos, bem como para cargos de gestão em secretarias executivas. A área de pesquisa também é contemplada junto ao Ensino Superior e tem crescido no setor privado em relação ao desenvolvimento de equipamentos e suplementação esportiva.

Ensino

A área acadêmica transita entre o setor público e privado, compreendendo a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), a Graduação e a Pós-graduação. Este setor é o foco tradicional dos profissionais formados em Licenciatura em Educação Física, com vagas de emprego variando muito entre as regiões no Brasil.

Recreação e Lazer

A Educação Física recreativa passou por um período de expansão enquanto entretenimento, em espaços de turismo e lazer, nos resorts, hotéis, acampamentos de férias, clubes, cruzeiros marítimos, entre outros.

O profissional que atua nesta área tem o objetivo de oferecer uma orientação básica para os hóspedes utilizarem espaços internos, ou no monitoramento infantil e bem estar, assim como nas atividades guiadas de montanhismo, ecoturismo e esportes radicais, o que demanda alta empregabilidade para quem se identifica com esta vertente.

Setor Privado

O setor privado prevê duas possibilidades de trabalho aos profissionais de educação física: as vagas tradicionais de emprego na área esportiva (em academias, clubes e no setor de saúde e bem estar) e a atuação como empreendedor.

Caso faça a opção pelas vagas tradicionais, o(a) profissional poderá trabalhar em um setor multidimensional, que envolve desde o personal trainer, instrutor de lutas, o monitoramento e execução de programas especializados em condicionamento físico, ginástica, dança, o esporte de iniciação, esporte de alto rendimento, técnico esportivo, preparador físico, reabilitação funcional, ginástica laboral, organização de eventos esportivos, entre outras áreas.

Caso opte por ser um(a) empreendedor(a) na área de Educação Física, você deverá desempenhar um papel importante na renovação dos conceitos de mercado em todos os setores citados anteriormente, reconhecendo seu perfil profissional, a realidade em que está inserido e seu nicho de mercado. Empreender é uma forma de trabalho independente que traz consigo inúmeros desafios e oportunidades de apresentar suas ideias, ser criativo e inovar profissionalmente.

Como você pode ver, existem inúmeras áreas de atuação para o profissional de educação física. Escolha bem seu curso de graduação e aproveite essas possibilidades! Comece a estudar em 2024.

Menu Acessibilidade