Para Leitura

A FHO

Conheça as áreas de atuação do profissional de TI
Prof. Diego Henrique Negretto
04 minutos
Professor do curso de Sistemas de Informação da FHO

Você já leu aqui no blog sobre alguns mitos e Verdades da área de TI e sobre o porquê você deveria fazer o curso de Sistemas de Informação. Mas você conhece quais as áreas de atuação de um profissional de TI?

O profissional formado em Sistemas de Informação tem como habilidade básica a capacidade de gerenciar os dados de um sistema informatizado de uma empresa e ser um facilitador no processo de transformação dos dados em informações acessíveis.

Vamos conhecer algumas áreas de atuação possíveis para o profissional?

Este é o profissional que irá prover soluções computacionais para os problemas do cotidiano de uma empresa, modelando e criando softwares.

A área de TI está em constante desenvolvimento e renovação. Diversas tecnologias computacionais, dispositivos e linguagens de programação surgem frequentemente, fazendo com que o profissional de TI especializado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas precise estar em constante atualização para se manter atuante no mercado de trabalho. Alguns cargos desta área são:

Desenvolvedor Web (Front e Back-end)
Desenvolvedor de Aplicativos Móveis
Programador de Sistemas (especializado em uma determinada linguagem de programação)
Engenheiro de Software
Designer UX/UI

Conheça o curso de Sistemas de Informação da FHO

O profissional atuante na área de Redes de Computadores e Infraestrutura é o responsável por projetar, instalar e configurar a infraestrutura de redes da empresa e administrar equipamentos, servidores e data centers.

Enquanto o profissional de Segurança da Informação é o responsável por garantir a segurança dos dados das empresas e seus clientes, conservando a integridade das informações e preservando a confidencialidade dos dados. Alguns cargos desta área são:

Analista de Service Desk
Analista de Infraestrutura
Pentester
Segurança Forense

O Administrador de Banco de Dados (ou DBA) é o profissional responsável por manter, gerenciar, monitorar e aprimorar o banco de dados de uma empresa garantindo a integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados. Alguns cargos desta área são:

Administrador de Banco de Dados
Analista de Dados
Desenvolvedor SQL
Analista de Suporte

O Gerente de Projetos é o profissional que atua no gerenciamento das relações interpessoais, ferramentas e processos relacionados ao desenvolvimento de um determinado projeto, a fim de garantir a satisfação de todos os envolvidos.

Ao passo que o consultor estratégico em TI visa prover as melhores práticas de gestão em uma organização, identificando as reais necessidades da empresa e propondo soluções eficientes.

O Cientista de Dados é o profissional capacitado em analisar e utilizar de forma eficiente os dados gerados pelas empresas e usuários e realizar predições para o futuro, embasando decisões a serem tomadas. Dessa forma, o cientista de dados é responsável por entender padrões em dados e auxiliar a otimização dos processos e planejamento estratégico da empresa.

Ficou curioso para conhecer outros cargos e os salários dos profissionais de TI? Acesse alguns sites especializados em divulgação de vagas de trabalho destinadas a profissionais de TI, como o Hipsters, InfoJobs e Catho.

Comece a estudar Sistemas de Informação em 2024.

Menu Acessibilidade