Para Leitura

A FHO

Por que fazer o curso de Sistemas de Informação?
Prof. Diego Henrique Negretto
04 minutos
Professor do curso de Sistemas de Informação da FHO

É inegável que a computação está presente em praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Usamos computadores para trabalhar, estudar e nos divertir. Além disso, os computadores estão em outros dispositivos que utilizamos diariamente e nem percebemos sua presença, como por exemplo, nos smartphones, smart TV, carros e eletrodomésticos.

Dessa forma, não é nenhum exagero afirmar que não é possível viver sem os computadores. E, com tanta demanda de usuários, surge também a demanda por profissionais capacitados para desenvolver, implantar e gerenciar todos esses sistemas computacionais. Por isso você deve fazer o curso de Sistemas de Informação!

Mas, o que se aprende no curso de Sistemas de Informação?

Talvez a primeira coisa que venha à cabeça quando pensamos em uma profissão da área de TI seja a programação de computadores, porém o bacharel em Sistemas de Informação não vai aprender somente a programar, mas também a projetar os sistemas (Engenharia de Software e Interface Humano Computador), cuidar da infraestrutura de TI da empresa (Redes de Computadores e Sistemas Operacionais), garantir a segurança dos sistemas e dos dados da empresa (Segurança da Informação), além da gerência e administração de negócios.

O bacharel em Sistemas de Informação tem uma ampla área de atuações possíveis e, por meio dos professores, certamente irá te auxiliar na escolha profissional que mais se encaixe com suas expectativas futuras.

Conheça o curso de Sistemas de Informação da FHO

E as aulas, são práticas?

SIM! Na FHO, todas as aulas do curso de Sistemas de Informação são práticas!

Estudar computação é como andar de bicicleta: você pode assistir horas e horas de vídeos pela internet e entender todas as técnicas utilizadas pelos grandes ciclistas, porém se você não subir em uma bicicleta e começar a praticar (e até tomar uns tombos de vez em quando!) você nunca vai aprender a andar de bicicleta de verdade.

Por isso, a Instituição possui laboratórios com computadores de última geração (um para cada aluno!) que são utilizados em todas as aulas. Assim, você terá a parte conceitual do conhecimento, que é muito importante, e aplicará esses conceitos em projetos práticos, igual no mercado de trabalho. Além disso, o curso mantém parcerias com a Microsoft, Red Hat, IBM e Amazon e proporciona, a todos os alunos, o acesso aos softwares da Microsoft, bem como às plataformas de cursos da Red Hat Academy, IBM e AWS Academy.

Ah! E tem mais! É legal você saber que, além da infraestrutura e de aulas projetadas para serem práticas a maior parte do tempo, o curso também promove eventos durante o ano letivo, como por exemplo, a Maratona de Programação e a Semana do Profissional de TI.

Nas maratonas de programação os alunos competem em uma disputa de resolução de problemas utilizando a computação, gerando uma dinâmica muito legal de trabalho em grupo. E a Semana do Profissional de TI proporciona um encontro dos alunos com os líderes de diversas empresas de TI da região, por meio de exposições de trabalhos dos alunos e de processos seletivos para vagas nas empresas.

Estudar Sistemas de Informação te proporcionará contato com professores qualificados, com o mercado de trabalho e um ambiente divertido e de muito estudo. Comece a estudar Sistemas de Informação em 2024.

Menu Acessibilidade