Para Leitura

A FHO

Acho que escolhi o curso errado na faculdade. E agora?
Camila Franchini Zaniboni
04 minutos
Fundação Hermínio Ometto

Antes de mais nada, mantenha a calma. Você não é o primeiro e nem será o último a passar por isso. O período que antecede a escolha de um curso superior pode ser cheio de dúvidas e inseguranças, como nós já falamos aqui, e por isso a gente te deu dicas para se preparar para este momento!

Mesmo assim, muitas vezes somente após iniciar o dia a dia das aulas é que você se descobre no curso “errado”, seja porque a profissão exige habilidades que não têm haver com o seu perfil ou por que você não se identificou com a área como imaginava. E isso pode levar à ansiedade, desmotivação, estresse, cansaço e à vontade de abandonar tudo.

Neste momento, é importante que você organize as ideias para entender o que está  acontecendo e, se necessário, saber por onde recomeçar:

Converse com alguém

Este é o grande ponto de partida. Antes de mais nada é importante entender se você não gostou do curso ou se está passando por alguma dificuldade que está afetando seu aproveitamento e envolvimento com as aulas.

Está com dificuldade de organizar os estudos ou teve problemas com alguma disciplina?
Está se sentindo desmotivado ou tem dúvida se esta profissão é pra você?
Precisa de um auxílio para pagar a faculdade?

Converse com professores e coordenadores para que eles possam ajudar você a entender este momento. Muitas vezes o apoio de um amigo, monitor de turma ou de um serviço de atendimento estudantil é suficiente para ajudar você a esclarecer estas dúvidas e a passar por este período.

Procure entender o que você não gostou e o que você busca de diferente em um novo curso

Se você já identificou que o problema é com o curso inicial, tente entender aquilo que você não gostou e o que você procura em uma nova graduação. Se precisar, faça uma lista, mais visual, elencando os pontos positivos e negativos e aquilo que você considera importante em sua nova escolha.

Se precisar mudar de curso, não se sinta desmotivado por isso

Lembre-se que todo o conhecimento acumulado será sempre seu! As competências e  habilidades que você aprendeu até aqui são importantes para a sua vida e também irão moldar o seu perfil profissional. Aproveite a situação para praticar o autoconhecimento e reorganize seu tempo e energia para se dedicar àquilo que você gosta de fazer.

Converse com profissionais da nova área

Aproveite para conversar com outras pessoas que estudam ou trabalham na sua nova área de interesse. Às vezes “a grama do vizinho parece mais verde” e nos faz achar que estamos errados em nossas escolhas. Como todo curso apresenta desafios, procure conhecer a grade de disciplinas, os projetos e experiências oferecidas, assim como o mercado de trabalho e as áreas de atuação da profissão. Essa troca de ideias vai te dar mais segurança em relação às suas escolhas.

Procure saber se sua faculdade permite aproveitamento ou oferece benefícios na transferência de curso

Algumas faculdades permitem que você faça esta mudança aproveitando algumas disciplinas (se você tiver optado por um curso da mesma área) ou até mesmo as mensalidades pagas como crédito para a nova graduação. Isso pode te ajudar a economizar tempo e/ou dinheiro nesta fase.

Se você for bolsista, procure saber se a sua faculdade permite que você transfira sua bolsa de estudos como um benefício para o novo curso e quais os procedimentos necessários, assim você se organiza para isso e não perde nenhum prazo!

Conheça o Programa Segunda Chance da FHO

Menu Acessibilidade