Para Leitura

A FHO

5 dicas para ir bem na Redação do Vestibular
Prof. Davi Siqueira Santos
05 minutos
Professor de Leitura e Escrita da FHO

Se você está se preparando para prestar Vestibular, já sabe que a redação é um dos processos seletivos exigidos por grande parte das faculdades como pré-requisito para aprovação em um curso superior. E, como em todas as provas, com organização, dedicação aos estudos e algumas dicas extras, você também vai arrasar nesta etapa!

Para se ter um bom desempenho na escrita de textos é preciso adquirir, em primeiro lugar, o hábito de leitura. Ler bons livros, noticiários, pesquisas acadêmicas, romances, entre outros gêneros textuais, não apenas amplia os seus conhecimentos como futuro escritor, mas também te ajuda a desenvolver o domínio da escrita padrão da Língua Portuguesa, exigida nos textos técnicos e profissionais. Por isso, nossa primeira dica é justamente essa:

Deixe um pouco as redes sociais de lado e se ocupe com a leitura de textos diversos. Com certeza, você criará um hábito prazeroso e transformador, que te abrirá caminhos e te ajudará a se tornar um escritor melhor. Vale mencionar, ainda, que os temas de provas de vestibular costumam estar relacionados às situações da atualidade, por isso, procure também por leituras para se manter informado a respeito do que está acontecendo no seu país e no mundo.

Confira nossas dicas para entrar no universo da leitura (e não sair mais)!

Descubra o gênero textual exigido nas provas de vestibular e treine esse formato utilizando temas diversos.

Aproveite para cronometrar o tempo que você leva para escrevê-lo. Isso te ajudará a se organizar melhor ao longo da prova.
Procure escolher temas já utilizados em vestibulares anteriores e dê uma olhada nos textos motivadores antes de começar a escrita do seu próprio texto.
Outra dica, quando se pensa em exercício da escrita, é prestar atenção em cada parágrafo, respeitando as exigências de uma introdução, de um desenvolvimento e de uma conclusão.

Muitos estudantes não conseguem apresentar argumentos além daqueles oferecidos pelos textos motivadores. Isso, por si só, não é um erro, mas aqueles candidatos que fazem uso de outros argumentos demonstram conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, se destacam dos demais.

A ideia aqui é buscar realizar um texto claro e objetivo, livre de gírias, abreviações (“pra”, “tá”, “vc”, entre outras) e erros de ortografia e acentuação. Utilize o emprego correto da crase e evite repetições de palavras. Um texto organizado e com letra legível fará toda a diferença, também.

Antes de começar a escrever, prepare um roteiro de suas ideias. Pontue aquilo que deve fazer parte de sua introdução, quais argumentos deverão ser trabalhados no desenvolvimento e, por fim, como deverá ser o seu desfecho. Se possível, faça um rascunho da redação e revise o rascunho, para, então, partir para a escrita definitiva. Só fique atento ao tempo de prova para não se perder no meio do caminho!

Não fuja do tema, ou seja, mantenha-se sempre focado no horizonte de expectativas traçado pelas instruções do enunciado e pelos textos motivadores. Lembre-se, “fuga ao tema” é uma infração às regras da redação que leva à anulação da mesma. Consequentemente, sua nota no exame vestibular será ruim ou mediana.
Além disso, entregar a redação em branco ou entregá-la com menos de sete linhas escritas são procedimentos que também levarão à anulação da redação.
Por fim, atente-se para não extrapolar a quantidade de linhas disponíveis, pois isso também trará prejuízo à nota.

Com esse conjunto de dicas, certamente sua produção textual irá melhorar e você ficará feliz ao perceber que aquele antigo “bicho de sete cabeças” parece agora um lindo filhote de Shi Tzu, super fofinho e dócil aos seus comandos e pedidos.

Menu Acessibilidade