Para Leitura

A FHO

5 dicas para você entrar no universo da leitura (e não sair mais)
Prof. Davi Siqueira Santos
04 minutos
Professor de Leitura e Escrita da FHO

Você já pegou um livro e não conseguiu avançar as páginas, se perdendo entre as palavras e tendo que começar o mesmo parágrafo toda vez? Ou sente que não consegue se concentrar direito ou lê devagar demais e acaba perdendo a paciência e deixando o livro de lado?

Então calma! Se você quer entrar de vez neste universo e descobrir a infinidade de conhecimento que os livros reservam, mas ainda tem dificuldade de fazer disso um hábito prazeroso, está no lugar certo! É só seguir as dicas:

Escolha um ambiente acolhedor e silencioso

Nem todos os lugares são iguais. Alguns nos inspiram a comer, outros nos induzem ao sono, e outros ainda, por suas músicas e luzes, nos despertam para dançar.

Desse modo, o ambiente de leitura também precisa ser envolvente e te dar uma sensação de paz e tranquilidade.

Assim, procure um local de silêncio, calma e reflexão. Se possível, tenha um canto com uma rede, uma cadeira confortável ou algumas almofadas e um tapete gostoso e se dirija para esse local sempre que desejar ter um tempo de leitura.

Observe em sua rotina diária qual é o horário mais adequado para você acalmar o corpo e se concentrar para ler

Cada pessoa tem gostos e estilos particulares. Existem aqueles se sentem calmos e concentrados durante as primeiras horas da manhã, enquanto outros preferem reservar algumas horas da noite para se concentrar na leitura, até porque, muitas vezes, ler pode induzir ao sono.

O fato é que, seja de dia ou seja de noite, você precisa se concentrar na leitura. Assim, procure se afastar daqueles aparelhos eletrônicos que, por se conectarem a redes sociais, apitam e notificam você toda hora, afastando sua mente e seu interesse do livro que está em suas mãos.

E verifique qual o horário do dia em que você está mais disposto para a atividade de leitura, nem que para descobrir isso você precise testar seu desempenho como leitor em diversos horários do dia.

Escolha um livro que você quer MUITO conhecer!

Leituras atrativas são essenciais para adquirirmos o hábito de ler. Por isso, neste início de percurso em busca de se tornar um leitor constante ou assíduo, não economize em leituras prazerosas. Na verdade, se possível, afaste-se por um momento de livros maçantes e cansativos, deixe-os para serem encarados quando você for um leitor mais experiente, persistente e calejado.

Investigue-se e tente se autoconhecer: você costuma gostar de livros de aventura, romance, fantasia, ficção científica ou ficção histórica, por exemplo? Consegue identificar algum tema ou assunto que te encanta de maneira especial? Encontre aquele gênero literário que te deixa curioso e motivado a seguir em frente!

Faça pausas programadas para se desligar e religar logo em seguida

Não se esqueça de que você está se preparando para ser um leitor apaixonado e assíduo! Desse modo, pausas programadas irão potencializar sua atividade leitora.

Após cada pausa você vai perceber que voltará mais focado e animado para a leitura.

É importante que você saiba que, no início, nossa capacidade de concentração se esgota mais rapidamente, assim, a pausa programada irá arejar seus pensamentos e te preparar para um retorno ainda mais produtivo.

Compartilhe os conhecimentos que você está adquirindo com um amigo ou alguém próximo

Compartilhar ajuda a difundir o conhecimento, ao mesmo tempo que gera a confirmação do seu aprendizado. Enquanto você conta o que descobriu, não só passa a informação para a outra pessoa, mas também reforça este conhecimento para si mesmo, compreendendo de maneira mais efetiva o assunto enquanto você o reformula e transmite, com as suas próprias palavras.

Portanto, tenha em mente que cada ato de divisão de conhecimento gera uma multiplicação de saberes, tanto em você - emissor; quanto em quem está te ouvindo - receptor.

Menu Acessibilidade