Para Leitura

A FHO

Biologia: saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Prof. Diógenes Rafael de Camargo
05 minutos
Professor do curso de Biologia da FHO

Nós já falamos aqui sobre os motivos para estudar Biologia e as particularidades deste curso. (Se você ainda não leu, aproveite para fazer isso!). Agora, nossa conversa é sobre as oportunidades de carreira e o mercado de trabalho deste profissional.

É claro que, quando escolhemos uma profissão como essa, nossa maior motivação precisa ser contribuir com o planeta e trazer benefícios para a sociedade e o meio ambiente, para que possamos viver com mais sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida. Ou seja: alinharmos essa motivação com a nossa felicidade, afinal de contas, quando escolhemos uma profissão, o que estamos escolhendo, na verdade, são atividades que iremos executar todos os dias (e, geralmente, pela vida toda).

Por isso, é importante que essa escolha seja pautada na felicidade, mas também é fundamental que estejamos de olho no mercado de trabalho e alinhados com a realidade da profissão.

Pesquisas na área da empregabilidade têm demonstrado que o profissional formado em um curso de Ciências Biológicas é absorvido pelo mercado com boas condições de trabalho e de salário. Nesse sentido, a profissão está entre as primeiras no ranking das que melhor empregam, no Brasil e no exterior, não somente em número de vagas ofertadas, mas também em condições ideais de trabalho. E a tendência é que as oportunidades para o setor aumentem significativamente nos próximos anos.

Biólogos e Biólogas relatam o prazer em trabalhar em institutos ligados à Biologia, além das boas condições e oportunidades de crescimento oferecidas dentro das diversas áreas do profissional. Laboratórios de análises clínicas e instituições ambientais são apontados como os setores que mais têm contratado profissionais em Biologia, isso para dar conta das crescentes demandas atuais: exames clínicos em humanos e animais; análises de solo, água (entre outros tipos); e atividades em zoológicos, hortos florestais, parques e reservas ambientais.

As pesquisas mais recentes também indicam as grandes metrópoles brasileiras como as regiões com melhores oportunidades para o setor, além das cidades do interior e do litoral do país, que apresentam muitas áreas de atuação alinhadas com as suas demandas específicas, como o contexto geográfico, social e ambiental. E as oportunidades no exterior para profissionais formados em Biologia também estão em crescimento constante há alguns anos.

Além disso, quem tem interesse pela área de licenciatura pode atuar como professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental, Médio e Técnico e encontra vagas abertas em todo o território nacional, em escolas públicas e privadas. E quem deseja ir para a área da pesquisa também encontra oportunidades, já que cada vez mais vagas são disponibilizadas para cursos de mestrado e doutorado nas em instituições e institutos de pesquisa brasileiros, nas três áreas da Biologia: meio ambiente, saúde e biotecnologia.

Em resumo, o biólogo pode atuar em dezenas de áreas, com destaque para:

Laboratório de análises de dados ambientais;
Empresas de consultoria, licenciamento, controle e monitoramento ambiental;
Empresas de recuperação e restauração de áreas degradadas;
Empresas de controle de pragas (urbanas e agrícolas);
Projetos, ONGs e órgãos públicos com atuação socioambiental;
Aquários, Zoológicos, Parques e Unidades de Conservação;
Órgão de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica;
Laboratórios de genética e biotecnologia;
Produtoras de conteúdo e material de educação e divulgação científica;
Escolas/cursos de Educação Técnica, Profissionalizante, Treinamento e outros ambientes de educação não formal;
Perícia Forense Ambiental / Biologia Forense
Bioinformática
Na área da pesquisa ou como professor universitário, com a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação, no Brasil ou em outros países.

Conheça o curso de Biologia da FHO

Menu Acessibilidade