Para Leitura

A FHO

Por que fazer o curso de Biologia?
Prof. Diógenes Rafael de Camargo
05 minutos
Professor do curso de Biologia da FHO

Há mais ou menos 15 anos ouvíamos dizer com frequência que a Biologia seria a profissão do futuro. Hoje, aquele futuro anunciado chegou.

A crise climática se intensificou e o aquecimento global começa a se fazer cada vez mais presente; a cada dia temos perdido a nossa biodiversidade e mais espécies têm entrado na lista vermelha dos animais e plantas ameaçados de extinção; muitas epidemias tiveram início e há riscos iminentes de novas pandemias surgirem. Por tudo isso, a Biologia é a profissão do presente!

Cada vez mais o planeta tem precisado de pessoas interessadas em “mudar o mundo” e em contribuir para que sejam encontradas as respostas certas para sairmos desse grave quadro de crise socioambiental. O meio ambiente precisa urgentemente de biólogos e a sociedade também precisa, já que (fazendo um breve trocadilho) os biólogos são os “médicos” que podem prescrever à sociedade o tratamento certo e mais eficaz para a cura do meio ambiente. O mundo precisa de pessoas interessadas em estudar a vida:

O que se aprende no curso de biologia?

O biólogo só estuda o Meio Ambiente? Não!

Já ficou claro que o biólogo é o profissional mais habilitado e qualificado para trazer para a sociedade as respostas certas para superar a crise socioambiental. Mas esta não é a sua única área de atuação. De acordo com o Conselho Regional de Biologia (CRBio), o Bacharel em Biologia pode atuar em três grandes áreas:

Meio Ambiente e Biodiversidade
Saúde
Biotecnologia e Produção

E dentro de cada uma delas, existem diversas subáreas de estudo, nos mais variados assuntos. E é importante lembrar que, além do bacharelado, você também pode optar pela licenciatura em Biologia se tiver interesse em ser professor, ensinando a Biologia para as outras pessoas.

Biologia: saiba tudo sobre o mercado de trabalho

E como é o curso?

Se você escolheu cursar Biologia, pode ter certeza de que está prestes a viver os melhores anos da sua vida! Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas costumam ser muito dinâmicos, divertidos, alinhados com as demandas e o mercado de trabalho e bastante práticos.

Além das atividades realizadas dentro da própria faculdade, a maioria dos cursos também promovem saídas de campo, para que o estudante possa vivenciar na prática todas as situações estudadas na sala de aula. Visitas a institutos de pesquisa, ao Cerrado, à Mata Atlântica, Praias e mangues, entre outras, são muito comuns, fazendo com que o estudante de Biologia tenha contato com as reais demandas ambientais e sociais.

E as aulas práticas nos laboratórios, são legais?

Ahhh... as aulas práticas!

Quem estuda Biologia costuma se empolgar bastante com as práticas em laboratório (e nos laboratórios a céu aberto também!). As aulas de Botânica, Zoologia, Ecologia, Imunologia, Genética, Parasitologia ficam muito mais interessantes quando vistas na prática.

É nas aulas práticas, por exemplo, que os alunos podem visualizar no microscópio as bactérias, protozoários e outros agentes causadores de muitas patologias que assolam os seres humanos, os animais e as plantas, podendo estudar com mais profundidade as doença e pensar em soluções para cada uma delas.

Além de ser fundamental para entendermos melhor o funcionamento da sociedade e do meio ambiente, o curso de Biologia também é divertido e prático. Dentre as muitas disciplinas que compõem a grade curricular do curso, no Brasil e no mundo, você vai estudar: Botânica, Ecologia, Recuperação e restauração de áreas degradadas, Educação Ambiental, Hematologia, Patologia, Gestão Ambiental, Práticas de Ensino, Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia, Geologia, Paleontologia e Biologia Marinha.

Estudar Biologia é estar em contato com a vida, com a felicidade e com os sonhos. Fazer biologia é transformar sonho em realidade!

Conheça o curso de Biologia da FHO

Menu Acessibilidade