Para Leitura

A FHO

Odontologia: entenda quais são os materiais necessários durante o curso
Prof. Samuel Henrique Camara de Bem | Profa. Ma. Patrícia Rafaela dos Santos
03 minutos
Coordenador do curso de Odontologia da FHO | Professora de Odontologia da FHO

Ingressar no ensino superior é uma vitória e oportunidade de se qualificar para exercer a profissão que você escolheu. A vida universitária é cheia de surpresas e abrange uma esfera inicialmente desconhecida para o universitário.

Contudo, este é um momento que pode trazer diferentes dúvidas a respeito do curso escolhido e das atividades envolvidas ao longo dele. No caso da Odontologia, uma das dúvidas mais frequentes apontadas pelos alunos ingressantes está relacionada à compra de materiais para as aulas e o investimento necessário para isso.

Adquirir todos os materiais e instrumentais de uma única vez torna-se um desafio para o aluno, que está descobrindo a profissão, além de demandar um investimento financeiro alto no início do curso.

Afinal, qual é a melhor marca ou modelo de determinado material ou instrumental? Não é raro nos depararmos com perguntas como essa, por isso uma boa orientação é fundamental para que o investimento financeiro seja feito nos momentos corretos e com excelente custo benefício.

O que são estes materiais?

Os materiais odontológicos são aqueles de uso rotineiro e de consumo clínico ou laboratorial, repostos periodicamente pelo aluno, como por exemplo: fio dental, roletes de algodão, gaze, gel clareador, resinas, Botox, entre outros.
Já os instrumentais são as “ferramentas” necessárias para que o aluno possa realizar os procedimentos (restaurações, cirurgias, próteses, entre outros) nas mais diversas áreas da Odontologia, como por exemplo: pinças, espátulas, espelhos, carpule, placa de vidro, motores, entre outros.

O curso de Odontologia da FHO

No curso de Odontologia da FHO as listas são atualizadas e liberadas conforme o progresso do aluno no curso. Ou seja, você só precisará adquirir estes materiais conforme as atividades forem ocorrendo e com instrumentais essenciais à boa prática de ensino e trabalho. Além disso, os professores orientam os alunos sobre marcas e modelos para que a aquisição possa ser feita de maneira segura e objetiva. Em seguida, já de posse dos materiais e instrumentais, os alunos passam, no início das atividades práticas, por uma conferência dos itens das listas para que os professores possam refinar o arsenal que foi adquirido pelo aluno.

E lembre-se:
Todos os instrumentais adquiridos por você durante a graduação irão acompanhá-lo durante a sua vida profissional. Desta forma, o investimento nestes itens é fundamental e a conservação de todos eles, importantíssima, para que você possa usá-los em seu futuro consultório odontológico.

E aí, gostou de saber mais sobre os investimentos nos materiais e instrumentais necessários durante a formação do cirurgião-dentista? Então conheça o curso de Odontologia da FHO.

Menu Acessibilidade