Para Leitura

A FHO

Psicologia: saiba mais sobre o curso e o mercado de trabalho
Profa. Ana Paula Medeiros
06 minutos
Professora do curso de Psicologia da FHO

Por que cursar Psicologia?

Você já se deparou com alguém dizendo que não iria procurar um psicólogo porque não está “louco”, só está “passando por um momento difícil”? Infelizmente, essa foi a visão que acompanhou a Psicologia por muito tempo. Mas hoje os tempos estão mudando!

Atualmente, o cuidado com a saúde mental tem ganhado espaço. A compreensão de que quadros como depressão e ansiedade não são “frescura” tem aumentado, o que contribui para a valorização da profissão. Como exemplo, podemos citar a busca por profissionais de Psicologia durante a pandemia de Covid-19: não apenas nos hospitais, mas também com as mudanças de nossa rotina, como o isolamento social e o “home office”.

Com isso, foi possível entender que o psicólogo tem uma atuação muito importante e bastante diversificada e que a profissão tem ganhado cada vez mais reconhecimento e gerado interesse da população. Você sabia que a Psicologia é uma das profissões mais procuradas, atualmente?

Mas então a psicologia não estuda só sofrimento e “doenças”?

Essa é uma dúvida muito comum! Muitas pessoas imaginam que o trabalho do psicólogo é difícil, pois só lida com “tragédias” ou com pessoas que estão em um momento de muito sofrimento em suas vidas, como os processos de luto. E essa realmente é uma atuação da psicologia. Nós trabalhamos auxiliando pessoas a se sentirem melhores e a passarem por períodos de turbulência.

Pense sobre os casos de grande repercussão que impactaram as pessoas ou causaram sofrimento. O psicólogo sempre está lá! Mas não é só assim! Vemos o psicólogo trabalhando em lugares diferentes e sempre reinventando as formas de promover o desenvolvimento e bem-estar das pessoas.

Falando nisso, podemos dizer que o trabalho do psicólogo é baseado nas relações e no contato humano.

Nós estudamos principalmente o comportamento humano e a forma como podemos ajudar as pessoas a se sentir, se comunicar e se relacionar melhor, focando sempre no potencial das pessoas, para que elas se sintam melhor e satisfeitas em seu dia a dia.

Então o que se aprende no curso de Psicologia?

O curso de Psicologia tem cinco anos de duração. Durante esse tempo, você irá estudar sobre vários assuntos: as etapas do desenvolvimento humano, desde a infância até nos tornarmos idosos; a personalidade, ou seja, nosso modo de agir, pensar e sentir; as teorias da psicologias, que são várias: dentre elas, você vai aprender sobre a psicologia comportamental, humanista e a psicanálise, que você já deve ter ouvido falar; os quadros de adoecimento e quais as formas de intervir nestes casos; os testes psicológicos, que são instrumentos que nos ajudam a conhecer as pessoas e entender como podemos ajudá-las; entre vários outros conhecimentos.

Você também vai aprender sobre os diferentes lugares que o psicólogo pode trabalhar e como é exercer essa profissão em cada um deles. E os estágios serão uma parte muito importante do curso! A partir deles você irá conhecer as possibilidades de trabalho e começar as primeiras práticas! Mas não fique preocupado, porque você terá professores te auxiliando e orientando para que você aprenda cada vez mais.

Comece a estudar Psicologia em 2024

Em que lugar eu vou poder trabalhar?

São muitos os lugares em que o psicólogo poderá atuar:

Clínica: o famoso “consultório”. Nesta área, o psicólogo foca o seu trabalho na realização de avaliações e de psicoterapia.
Escolas: realiza intervenções junto à escola e seus componentes buscando auxiliar nas demandas, promovendo uma escola inclusiva e plural.
Organizações: a atuação está voltada ao bem-estar dos trabalhadores e à criação de estratégias que mantenham a motivação e produtividade, por exemplo.
Hospitais: auxilia na promoção de saúde e na compreensão de diferentes processos de adoecimento, buscando o bem-estar do(a) paciente e que as decisões sejam tomadas considerando o emocional dele(a).
Judiciário: o psicólogo irá trabalhar diretamente auxiliando o Juiz a tomar decisões nos processos que surgirem, como casos de violência, divórcios e adoções.
Esporte: podemos auxiliar o atleta a melhorar o seu rendimento no esporte e também a não adoecer frente às pressões que a profissão impõe.
Orientação Profissional: ajuda as pessoas no processo de escolha da profissão, e também auxilia aquelas que querem mudar de profissão.

Você conhecia todas essas possibilidades de atuação do psicólogo? O que achou? Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa profissão, tão voltado ao contato e ao apoio ao outro. Se ainda tiver dúvidas, saiba mais sobre o curso de Psicologia aqui.

Menu Acessibilidade