Para Leitura

A FHO

Vestibular: como se preparar para a prova
Camila Franchini Zaniboni
05 minutos
Fundação Hermínio Ometto

O segundo semestre pode ser um período de ansiedade e expectativa para muitos estudantes que se dedicam à preparação para os vestibulares. É por meio deles que grande parte das faculdades do país admitem os alunos para o novo ano letivo e, por isso, é importante estudar para a prova com antecedência.

Se você se encontra nesta fase é hora de criar uma estratégia, com foco e planejamento, para aproveitar seu tempo de estudo da melhor forma nos próximos meses e se preparar para a prova da (s) faculdade (s) em que você deseja estudar.

E a gente te ajuda a se organizar e chegar mais perto do seu objetivo! É só seguir as dicas a seguir (que também valem para o Enem e para concursos de bolsas de estudos). Vamos lá:

Verifique como funciona o processo seletivo de cada uma das faculdades que você irá prestar:
O horário de abertura e fechamento dos portões;
O horário de início e término da prova;
Em que cidade e local a prova será realizada;
Se é necessário apresentar algum documento na data;
Se a prova acontece em uma ou duas fases;
Qual a forma de classificação dos candidatos.
Com essas informações em mãos, você poderá se organizar em relação a horários, deslocamento, alimentação, etc. E se você tem intenção de concorrer a uma bolsa de estudos, fique atento a este processo seletivo também! Algumas faculdades realizam concursos específicos, ou em dias diferentes, para bolsas de estudos.
Procure saber qual conteúdo será exigido durante a prova, como as matérias que serão requisitadas, as regras para a redação, se as questões são de múltipla escolha ou dissertativas e se existe um tempo específico para completar cada fase.
Pergunte se a faculdade disponibiliza exemplos de provas ou questões anteriores para você estudar. Tentar resolver a prova em uma situação simulada vai te proporcionar uma análise mais realista e permitir que você crie estratégias para lidar com qualquer dificuldade (tempo de resolução das questões, quantidade de perguntas, nervosismo, surpresas em relação ao tema da redação, etc), ficando mais preparado e focado no estudo dos assuntos mais recorrentes do vestibular.
Encontre o SEU MELHOR jeito de fazer a prova e crie uma estratégia. Cada um tem uma forma de passar por esse processo: começando pela redação; fazendo primeiro as questões em que se sente mais confiante; passando as respostas a limpo no gabarito ou deixando a redação por último; fazendo pausas para beber água ou não comendo nada durante o período... enfim! O melhor jeito de fazer a prova é aquele que te deixa confiante, confortável e seguro.
Identifique seus pontos fortes e aqueles que você precisa desenvolver mais durante os estudos. Liste as disciplinas com que você mais se identifica ou em que costuma ter melhor desempenho, e dedique-se ao estudo mais estratégico das disciplinas ou assuntos que você sabe que tem mais dificuldade e que serão cobrados na prova.
Não deixe para estudar na última hora. Aproveite os meses que antecedem o vestibular para criar uma rotina de estudos e revisar todos os assuntos, sem correria. Use este período, também, para treinar a escrita de redações, de acordo com temas que já foram trabalhados em outras provas, e para acompanhar assuntos atuais, que podem ser solicitados agora.
Mantenha contato com as faculdades que você tem interesse. Acompanhe as redes sociais e os canais de comunicação da faculdade com o candidato durante o período que antecede as provas. Dessa forma você receberá confirmações ou informações sobre qualquer mudança relacionada ao vestibular.
E aproveite este período para escolher o curso que pretende prestar! Se você ainda tem dúvida, a gente te ajuda aqui.
Menu Acessibilidade