Para Leitura

A FHO

Administração: saiba mais sobre a profissão e o mercado de trabalho
Docente
06 minutos
FHO

Fala galera! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre o mercado de trabalho, perspectivas para o futuro e sobre a profissão do(a) administrador(a), que se forma e vai para o mercado.

O mercado de trabalho!

Às vezes até nos assustamos quando vemos estas palavras, não é mesmo? Será que conseguirei um bom emprego? Será que a profissão que estou escolhendo vai me levar a uma boa colocação neste “temido” mercado de trabalho?

Bom, se levarmos em consideração as notícias e números do mercado nos últimos anos, a resposta é: SIM! De acordo com números disponibilizados antes da pandemia de COVID-19, a profissão de administrador(a) estava entre as três formações mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Em outras palavras, o curso de Administração oferta ao mercado uma grande parte daqueles que são contratados todos os anos. E isto é fácil de ser observado e comprovado. Imaginem só, quantas empresas existem no Brasil? Verifiquem a quantidade de postos de trabalho que estas empresas têm e que necessitam dos conhecimentos de administradores(as) para ocupar este espaço. São milhares de vagas ofertadas todos os anos.

Além disso, há um fato muito relevante que merece ser mencionado. Estudos demonstram que o salário médio de uma pessoa com boa formação superior é cerca de 2,4 vezes maior que o de uma pessoa sem formação superior. Então, se a dúvida é fazer ou não fazer um curso superior, o mercado já deu a resposta! A formação é ESSENCIAL para um melhor desenvolvimento da carreira profissional.

Comece a estudar Administração em 2024

Mas afinal, o que um administrador faz no dia a dia?

Falamos até aqui do mercado e comentamos que a profissão direciona para muitas vagas todos os anos. Mas o que realmente um(a) administrador(a) faz no dia a dia das organizações?

Nós somos responsáveis por toda organização e processamento das atividades de gestão de uma organização. Ou seja, somos nós que coletamos dados diariamente e processamos e geramos análises para melhor tomada de decisão. E uma pessoa faz isso tudo sozinha? Não! São vários profissionais trabalhando em conjunto para o resultado de sucesso das organizações.

Para você ter uma ideia, o(a) administrador(a) está apto(a) a trabalhar com marketing, desenvolver estudos de mercado, análises sobre comportamento do consumidor, trabalhar com vendas, entre outras atividades. Além disso, também pode atuar como gestor financeiro, trabalhar em bancos e agências de investimentos. Já se imaginou como um gerente de banco ou operando no mercado de ações? Legal né?

Ainda temos outras áreas, como a área de operações, produção e logística, onde se trabalha com toda parte de planejamento de produção, desenvolvendo maneiras de se chegar ao melhor caminho diante de várias alternativas possíveis. Além disso, é possível atuar com foco na gestão de pessoas, preparando desde o recrutamento, seleção, desenvolvimento, treinamento e, ainda, pensando no bem-estar do funcionário.

O(A) administrador(a) ainda está apto a trabalhar em pontos estratégicos da empresa, desenvolvendo o planejamento estratégico, mensurando objetivos, etapas e desenhando ações para alcançar tudo dentro do tempo devidamente planejado.

Sem contar que é possível atuar como Consultor de Empresas. Você sabe o que é isso? Eu te explico: o Consultor é como se fosse um “médico” de empresas, normalmente contratado para “curar alguma doença”. As contas não batem? Opa! O consultor pode ajudar! Precisam de treinamento específico? Há uma consultoria para isto. Gostaria de crescer e planejar tudo? Um consultor é a figura certa para ajudar a empresa.

Ufa! Quanta coisa! Já percebeu que o(a) administrador(a) possui um grande espaço no mercado, não é? E tem mais! Não há um curso melhor caso você queira ter seu próprio negócio. Se você já pensou em se tornar um(a) empreendedor(a) e ter sua própria empresa, está aí a escolha certa!

E para nós, o melhor e maior resultado de todos é ver nossos(as) alunos(as) formados(as) e com um excelente emprego, trabalhando em diversas empresas e multinacionais pelo Brasil afora, como Nestlé, Mercedes, Aginomoto, Tenneco, Sonoco, Tigre, KPMG, Delloite, PwC, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Sicoob, Caixa, Banco Mercantil, Bradesco, Ambev, XP Investimentos, agências de investimentos, sem contar aqueles(as) que resolveram empreender e ter seu próprio negócio.

Bom, acho que já deu para você perceber como este curso abre muitas portas. Os resultados não nos deixam mentir. Se você ainda tem dúvidas, aproveite para saber mais sobre a graduação em Administração.

Menu Acessibilidade