Para Leitura

A FHO

O papel do economista para as decisões no dia a dia, nas empresas e no mundo
04 minutos Prof. Oto Murer Küll Montagner FHO

“As ideias dos economistas e dos filósofos políticos, tanto quando eles estão certos quanto quando eles estão errados, são mais poderosas do que geralmente se entende.”

A frase acima foi escrita em 1935 pelo economista britânico John Maynard Keynes e segue verdadeira. Na política, nas empresas, em casa, seja onde for, as ideias econômicas ajudam a explicar nosso comportamento e, a partir disso, a melhorar a nossa situação.

Por exemplo, ao buscar entender como os problemas de autocontrole influenciam nossas decisões financeiras, conforme discutido por Richard Thaler, vencedor do Nobel de Economia de 2017, ou avaliar como reformas políticas afetam o bem-estar das pessoas em diferentes grupos sociais, objeto de pesquisa do vencedor do Nobel de Economia de 2015, Angus Deaton, o amplo campo de ação das Ciências Econômicas permite que o profissional atue como cientista e conselheiro.

Nas empresas, independente do tamanho, os economistas podem colocar em prática a sua base teórica, contribuindo para a melhora dos processos em busca dos objetivos traçados. A partir da clareza adquirida pelo estudo da Economia e das ferramentas de análise associadas, este profissional oferece contribuição especial para o sucesso empresarial, seja na análise de projetos, orientação financeira, definição do planejamento estratégico, entre outros temas.

Os conceitos econômicos também podem basear a definição de políticas públicas, o que reforça a importância da profissão na sociedade. Para exemplificar essa relação, destaca-se que o economista pode aplicar seu conhecimento para contribuir na confecção de medidas para o controle da criminalidade, além da melhora no desempenho escolar e no acesso à saúde, por exemplo.

Fica claro que a Economia pode ser útil em diversos contextos, evidenciando a importância dessa área. Como um médico, que estuda o organismo humano para compreender seu funcionamento e propor soluções para os eventuais problemas, o economista se debruça sobre a organização social com o mesmo objetivo. Por isso, além de ser uma escolha promissora para o futuro, quem decide estudar Ciências Econômicas adquire a condição de contribuir para a evolução da sociedade.

Se você se sente pronto(a) para esta missão, junte-se a nós!

E se quiser saber ainda mais sobre a contribuição de economistas para a sociedade e para o mundo, sugiro a leitura das seguintes referências que foram utilizadas para a elaboração deste texto:

• CAVALLINI, M. Richard Thaler ganha Nobel de Economia em 2017 por unir economia e psicologia. G1. 2017.
• FRANK, Robert H. O naturalista da economia em busca de explicação para os enigmas do dia a dia. Best Business, 2009.
• G1 ECONOMIA. Angus Deaton vence o Prêmio Nobel de Economia. G1. 2015.
• LEVITT, Steven D.; DUBNER, Stephen J. Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Alta Books, 2019.
• MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2015.
• THALER, Richard H. Misbehaving: a construção da economia comportamental. Editora Intrínseca, 2019.

Conheça o curso de Economia da FHO Campus Araras/SP

Menu Acessibilidade