Para Leitura

A FHO

Dicas para organizar uma rotina de estudos em casa
Profa. Patrícia Kelly Mercadante
04 minutos
Pedagoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da FHO

Um dos maiores desafios encontrados pelos estudantes é conciliar as atividades escolares com o contexto domiciliar. Por isso, nosso objetivo é orientá-lo a ter mais autonomia e disciplina para criar sua própria rotina dentro de casa, estabelecendo horários para as atividades e seguindo um cronograma de estudos.

O desafio de estudar dentro de casa

Quando falamos em estudos, normalmente pensamos em concentração, atenção e memorização. E, para que isso aconteça, o cenário “ideal” para as aulas e tarefas em casa seria um ambiente silencioso, confortável, com um computador adequado e tecnologia acessível o tempo todo.

Mas, na realidade, sabemos que nem todos fazem parte desse cenário, não é mesmo? Além do ambiente adequado e da eventual falta de tecnologia, o desafio de estudar em casa pode ser ampliado com a presença de outras pessoas; as rotinas familiares; os barulhos internos, como rádio, televisão e conversas; os barulhos externos, como ruídos de construções, reformas, vizinhos, movimentação de veículos; entre outros estímulos.

Todos esses fatores contribuem para a distração e, muitas vezes, nos fazem ter que redobrar nossa atenção para conseguirmos acompanhar as aulas e finalizar as atividades. Por isso, a seguir, deixamos algumas orientações que podem ajudar você a melhorar o foco e a concentração nos estudos e a manter um bom desempenho escolar.

No horário das aulas online

Faça um combinado com a sua família ou com as pessoas que moram com você para evitar o excesso de barulho;
Se necessário, use fones de ouvido;
Se possível, procure um ambiente da casa onde você pode ficar isolado (a) para facilitar a concentração;
Verifique com a escola sobre a possibilidade de oferecer material de apoio para intensificar seus estudos. Isso pode ajudar!

Nos momentos de estudos (fora o horário de aula)

Siga um cronograma de estudos diário e estabeleça uma rotina, procurando um ambiente onde você possa se concentrar na leitura dos textos e nos exercícios. Isso certamente vai te ajudar a ter um bom desempenho escolar.

Como me organizar?

Nada de bagunça. Limpe o espaço de estudo e organize também seu material, seja ele impresso ou virtual.
Crie pastas com os nomes das disciplinas ou do professor.
O importante é deixar tudo organizado para ler o conteúdo com antecedência às aulas. Isso vai facilitar muito na hora de estudar.
Desligue os aparelhos eletrônicos desnecessários e evite distrações com redes sociais e demais tecnologias.

Criando uma rotina

O começo é difícil, mas depois que você se acostuma, estudar deixa de ser uma tortura e vira um hábito. Para isso:

Estipule algumas horas do seu dia que sejam apenas para o estudo. Por exemplo, durante 2 horas, de segunda a sexta, siga um cronograma de estudos adequado à sua realidade pois, além das aulas online, você também deverá estipular um horário para estudar.
Se por algum motivo você não puder estudar naquele dia, você deve compensar nos dias seguintes. Assim a rotina de tarefas e conteúdos não fica pesada e você começa a desenvolver o hábito de estudar!
Durante os estudos faça anotações e resumos, que também ajudam a memorizar o conteúdo.
Evite a procrastinação (deixar para depois) e trabalhe em pequenas etapas de cada vez.
Trabalhe o hábito de leitura e produção de textos.
Menu Acessibilidade