Para Leitura

A FHO

Além do laboratório: conheça as áreas de atuação do profissional da Química
Profa. Elaine Cristina Bucioli
04 minutos
Professora do curso de Bacharelado em Química da FHO

Quando pensamos em um profissional da química, é comum lembrarmos de pessoas atuando em laboratórios, utilizando jaleco branco, luvas, máscaras e óculos de segurança e lidando com pipetas, buretas e outras vidrarias, além de líquidos coloridos fumegando. Não está errado associar o profissional da área a esse ambiente, porém podemos encontrá-lo em vários outros setores:

Onde o profissional da química pode atuar?

A atuação do profissional da química em laboratórios envolve atividades de pesquisa; controle de matérias primas, de processos e de produtos; e desenvolvimento de produtos; podendo estar vinculado à um programa de pesquisa dentro de uma instituição de ensino, ao departamento de Garantia da Qualidade ou até mesmo ao departamento de marketing e desenvolvimento de produtos.

Além disso, o químico também pode atuar na gestão e coordenação de um processo produtivo, na gestão ambiental, na área de vendas, suporte técnico ou auditorias, por exemplo.

O bacharel ainda tem um vasto campo de atuação nos diversos segmentos industriais. Encontramos químicos em indústrias de: polímeros, alimentícias, cerâmicas, sucroalcooleiras, solventes, petrolíferas, farmoquímicos, produtos agrícolas, empresas de saneamento ambiental, metalúrgicas, pilhas e baterias, produtos saneantes, têxteis, tintas, vidros, bebidas, explosivos, colas e adesivos, celulose e papel, borrachas, biocombustíveis, prestadoras de serviços, e muitas outras.

Outro interessante ramo é a química nuclear, onde o profissional lida diretamente com as transformações dos átomos promovendo reações químicas específicas, sendo um exemplo a geração de energia nuclear.

Entre as áreas mais recentes de atuação deste profissional, podemos citar a química forense que, de uns tempos para cá, vem se destacando no importante papel de auxiliar nas investigações criminalísticas; e a química farmacêutica, onde são necessários conhecimentos de química medicinal para desenvolver ou aprimorar medicamentos. Trata-se de um segmento em constante crescimento devido a importância do desenvolvimento de fármacos eficientes para auxiliar nos avanços da medicina na busca pela cura de diversas doenças.

Por fim, o profissional da química pode também atuar como autônomo, fornecendo consultoria nas mais diversas áreas. Não podemos esquecer que o bacharel em química pode ser responsável técnico de uma indústria química, perante o Conselho Regional de Química (CRQ), respondendo tecnicamente pelos processos, matérias primas e produtos obtidos na indústria onde atua.

A química está presente em tudo o que fazemos no nosso dia a dia

Esse amplo campo de atuação do profissional da química se dá pelo simples fato de tudo ser composto por átomos, moléculas e, consequentemente, substâncias químicas, que o tempo todo estão reagindo para formar ou manter compostos.

Por exemplo: a água que utilizamos para matar a nossa sede, tomar banho ou lavar louça é uma molécula composta de átomos de hidrogênio e oxigênio. E o simples ar que respiramos é uma mistura de diversos elementos em forma de gases. Ou seja, podemos ver a química em tudo que fazemos no nosso dia a dia!

Em resumo, onde há química há a necessidade de um profissional que tenha o conhecimento para melhor manuseá-la, buscando processos mais eficientes, utilizando e obtendo produtos que não causem danos, pensando no bem-estar da sociedade e na saúde e preservação do meio ambiente.

Quer saber mais sobre a Química? Acesse

Menu Acessibilidade