Vai prestar o vestibular e está pensando em seguir a área contábil? Confira a seguir mais informações sobre essa tradicional profissão:
A Contabilidade (também chamada de Ciências Contábeis) é, como o próprio nome diz, uma Ciência. Portanto, como toda ciência, possui um objeto de estudo e um objetivo.
Objeto
Seu objeto de estudo é o Patrimônio das Entidades.
Entende-se como Patrimônio seus bens, direitos e obrigações; e Entidade, qualquer pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.
Objetivo
O seu objetivo é informar os mais diferentes usuários, administradores, credores, investidores, sociedade em geral e governo.
A contabilidade sempre registrou as operações e depois organizou os dados, transformando-os em informações para alguém, a quem chamamos de “usuário da informação”. Atualmente, grande parte do processo (que antigamente era extremamente operacional para o Contador) é feito pelas máquinas, sobrando muito mais tempo para as análises, orientações e aconselhamentos.
Comece a estudar Contabilidade em 2025 Campus Araras/SP
Para que toda e qualquer entidade controle seu patrimônio e para que outros usuários que possuem interesse sobre determinada entidade também consigam ter informações sobre ela, ou seja, a Contabilidade serve para informar alguém. Ela é uma Ciência da Informação.
A área contábil vem crescendo muito no país e no mundo. Nos países mais desenvolvidos, normalmente trata-se da terceira ou quarta profissão mais almejada pelos recém-formados do ensino médio.
Por se tratar de uma grande economia, o Brasil tem uma tendência muito positiva de fortalecimento da profissão e de oportunidades de emprego. Com isso, praticamente todo aluno que passa pela experiência de estágio durante o curso e conclui sua formação na área de Contabilidade, sai atuante no mercado.
Trata-se de uma profissão com mais de 30 especialidades e possibilidades de atuação: Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia, Contabilidade de Custos, Gerencial, Pública, Rural, de Instituições Financeiras, Públicas, Controladoria, dentre outras.
A profissão é regulamentada por lei e possui um Conselho de Classe, Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais, extremamente fortes e atuantes.
Além disso, um documento assinado por um Contador possui fé pública, ou seja, mesmo que o profissional não seja empregado em alguma entidade, pode trabalhar de forma autônoma, assim como um médico, dentista ou advogado, por exemplo.
Gostou de saber mais sobre a profissão do Contador? Conheça também o curso de Contabilidade da FHO Campus Araras/SP