Para Leitura

A FHO

O curso e a profissão: Explorando a Contabilidade
Coordenador
03 minutos
FHO

Vai prestar o vestibular e está pensando em seguir a área contábil? Confira a seguir mais informações sobre essa tradicional profissão:

O que é Contabilidade?

A Contabilidade (também chamada de Ciências Contábeis) é, como o próprio nome diz, uma Ciência. Portanto, como toda ciência, possui um objeto de estudo e um objetivo.

Objeto

Seu objeto de estudo é o Patrimônio das Entidades.

Entende-se como Patrimônio seus bens, direitos e obrigações; e Entidade, qualquer pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Objetivo

O seu objetivo é informar os mais diferentes usuários, administradores, credores, investidores, sociedade em geral e governo.

Como a Contabilidade é feita ou funciona?

A contabilidade sempre registrou as operações e depois organizou os dados, transformando-os em informações para alguém, a quem chamamos de “usuário da informação”. Atualmente, grande parte do processo (que antigamente era extremamente operacional para o Contador) é feito pelas máquinas, sobrando muito mais tempo para as análises, orientações e aconselhamentos.

Comece a estudar Contabilidade em 2024

Para que serve a Contabilidade?

Para que toda e qualquer entidade controle seu patrimônio e para que outros usuários que possuem interesse sobre determinada entidade também consigam ter informações sobre ela, ou seja, a Contabilidade serve para informar alguém. Ela é uma Ciência da Informação.

A área contábil vem crescendo muito no país e no mundo. Nos países mais desenvolvidos, normalmente trata-se da terceira ou quarta profissão mais almejada pelos recém-formados do ensino médio.

Por se tratar de uma grande economia, o Brasil tem uma tendência muito positiva de fortalecimento da profissão e de oportunidades de emprego. Com isso, praticamente todo aluno que passa pela experiência de estágio durante o curso e conclui sua formação na área de Contabilidade, sai atuante no mercado.

Trata-se de uma profissão com mais de 30 especialidades e possibilidades de atuação: Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia, Contabilidade de Custos, Gerencial, Pública, Rural, de Instituições Financeiras, Públicas, Controladoria, dentre outras.

A profissão é regulamentada por lei e possui um Conselho de Classe, Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais, extremamente fortes e atuantes.

Além disso, um documento assinado por um Contador possui fé pública, ou seja, mesmo que o profissional não seja empregado em alguma entidade, pode trabalhar de forma autônoma, assim como um médico, dentista ou advogado, por exemplo.

Gostou de saber mais sobre a profissão do Contador? Conheça também o curso de Contabilidade da FHO.

Menu Acessibilidade