Para Leitura

A FHO

Como escolher um bom curso de Farmácia?
Prof. Ismar Rodrigues
05 minutos

Está pensando em fazer o curso de Farmácia? Boa opção! Esta é uma profissão em constante expansão quando se está preparado para o mercado. As oportunidades profissionais para o farmacêutico são muitas, mas além do diploma é preciso estar preparado. Então, aí vão algumas dicas que podem te ajudar a escolher o curso certo:

Na área clínica, um bom curso de Farmácia deve oferecer conhecimento integrado de Bioquímica e Fisiologia do organismo humano, te preparando para entender a doença, o doente, o medicamento, os exames de laboratório e para intervir no tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
E não se esqueça de perguntar qual é a estratégia utilizada neste treinamento. Não basta ter a estrutura teórico-prática se o estudante não tiver contato com a comunidade para colocar em prática o o que aprendeu. Um bom curso de Farmácia deve estar envolvido com a comunidade, por meio de projetos de apoio à qualidade de vida das pessoas. Escolha bem, e, com certeza, você sairá da faculdade preparado para o cuidado em saúde, podendo, inclusive, abrir o seu próprio consultório farmacêutico, sua clínica de estética, atuar em equipes de saúde hospitalar, na realização e interpretação de exames de colesterol, glicemia, etc.
Outra oportunidade para o profissional farmacêutico é trabalhar na saúde pública, concursado em prefeituras e até mesmo na Anvisa, participando de decisões sobre a liberação do uso de cosméticos, de alimentos e de medicamentos (como as vacinas anti-coronavírus, por exemplo).
Se você preferir um ambiente de trabalho mais laboratorial, procure saber se na Instituição do seu interesse o curso oferece aulas e atividades práticas em laboratórios específicos, como os de Anatomia, Bioquímica, Toxicologia, entre outros.
Outro diferencial é a Farmácia-Ensino, com laboratórios individualizados para a produção de cápsulas, produção industrial de comprimidos, de géis, cremes e líquidos e o controle de qualidade. Nestes espaços, você irá começar o seu treinamento para trabalhar nos grandes laboratórios de medicamentos e cosméticos ou para abrir o próprio negócio, como uma farmácia ou drogaria. E se você preferir auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças, poderá treinar nos laboratórios de análises clínicas. Verifique se a Instituição possui laboratórios como este em sua infraestrutura física e qual é a estratégia de treinamento utilizada nas aulas.
E só os laboratórios do curso não bastam. Você vai aprender muito neles, mas também é indispensável que o curso tenha uma rede de parcerias com empresas - como indústrias farmacêuticas e alimentícias, farmácias e drogarias - que ofereçam campo de estágio para os alunos.
É muito importante que você perceba que toda a teoria deve ser praticada nos laboratórios conveniados, na forma de estágio, e lá na comunidade, por meio de exames gratuitos para as pessoas mais carentes. Afinal, não se trata só de formação técnica, mas também humana.

Já se imaginou farmacêutico das Forças Armadas, nos laboratórios de análises clínicas ou de produção de medicamentos? Nos laboratórios de toxicologia analítica, fazendo perícia criminal? Ou, quem sabe, nos laboratórios de análise ambiental? Afinal, a nossa saúde depende também da saúde ambiental! Por isso, certifique-se de que o curso que você escolheu tem essa preocupação também.

Mas Farmácia é muito mais do que isso! São mais de 70 possibilidades de trabalho. Não se trata (somente) de sonho e sim de escolher uma profissão em constante expansão e com amplo mercado de trabalho. E tudo começará na escolha do seu curso.

Então, aí vai a dica mais importante: não olhe pra trás e se questione porque deixou de fazer isso ou aquilo. Olhe para a frente e se pergunte: “Como estarei profissionalmente nos próximos anos?”. A resposta é uma só: depende das escolhas que você fizer hoje.

Comece a estudar Farmácia em 2024. E se você ainda tem dúvidas sobre o curso e a profissão, entre em contato com a gente!

Menu Acessibilidade