Para Leitura

A FHO

Por que fazer Fisioterapia?
Profa. Cristina A. Veloso Guedes | Profa. Jaqueline F. A. Zanobi
04 minutos
Coordenadora do curso de Fisioterapia da FHO | Professora do curso de Fisioterapia da FHO

Você já ouviu falar sobre a Fisioterapia? Se você tem dúvidas sobre o que faz o(a) profissional desta área, em quais locais ele(a) pode trabalhar ou até mesmo sobre o perfil necessário para iniciar os estudos na área, está no lugar certo! Vem conhecer um pouco mais sobre este curso e profissão:

Afinal, o que o fisioterapeuta faz?

A Fisioterapia é um curso da área das ciências aplicadas à saúde, que possui um papel importante na avaliação, diagnóstico, recuperação e tratamento de pacientes que apresentam problemas ou sequelas do movimento e funcionalidade, além de atuar na prevenção e na promoção da saúde com ações individuais e coletivas.

Por isso, essa é uma profissão que abrange os diferentes ciclos da vida (desde um recém-nascido ao adolescente, jovem, idoso e aos pacientes em estágio terminal da vida) e que promove a melhora da qualidade de vida dos indivíduos, não apenas em relação às suas fragilidades físicas, mas também psicológicas, socioeconômicas e espirituais, envolvendo as condições de vida e de trabalho.

Para ser um Fisioterapeuta você precisa, antes de qualquer coisa, se interessar pelo ser humano e ter empatia pelo outro. Para a melhor investigação e o melhor tratamento de cada paciente, é muito importante não ser alheio ao sofrimento e as necessidades de cada pessoa e saber compreender as fragilidades e individualidades de cada um.

Conheça o curso de Fisioterapia da FHO

Onde o fisioterapeuta pode trabalhar?

Existem muitas vantagens em ser um Fisioterapeuta, como por exemplo: a variedade de atuações e especializações; a alta procura dos profissionais da área, principalmente em decorrência da pandemia de Covid-19 que vivemos; o amplo mercado de trabalho, com possibilidades de atuação profissional em serviços públicos e privados;e o auxílio na saúde e autoestima dos pacientes, promovendo bem-estar físico, psicológico e social.

O profissional de Fisioterapia pode exercer a profissão como:

Autônomo, em atendimentos domiciliares e clínicas;
Por contratos ou concurso público;
Em centros de referência de reabilitação;
Clubes e centros esportivos;
Academias;
Creches;
Hospitais;
Unidades de pronto atendimento;
Empresas;
No serviço público de saúde;
Além de instituições de ensino e pesquisa.

Dentro do amplo campo de atuação, o fisioterapêuta tem grande projeção e reconhecimento nas áreas de Neurologia adulto e pediátrica, Traumato-ortopedia, Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva, Cardiovascular e Fisioterapia no esporte; além de um crescente nas áreas de Dermatofuncional ou Fisioterapia Estética, Fisioterapia pélvica, Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, Geriatria e Oncologia.

Além das vantagens em relação às diversas opções a serem seguidas na carreira, quem procura uma profissão humanizada e realizadora do ponto de vista pessoal encontrará o seu lugar, pois a rotina do dia a dia de um Fisioterapeuta é um constante lidar com os problemas do outro e a busca de soluções que melhorem a função, a qualidade de vida e a autoestima das pessoas.

A fisioterapia é uma profissão instigante e fascinante, porém o segredo do sucesso profissional irá depender de uma boa formação, que possa ajudar a desenvolver no aluno habilidades técnicas e a capacidade de comunicação, cooperação e adaptação constante.

Conheça o curso de Fisioterapia da FHO

Menu Acessibilidade