Para Leitura

A FHO

10 dicas de livros e filmes para entender a Economia
Prof. Danilo Covaes Nogarotto
05 minutos
Professor do curso de Economia da FHO

Que muitas pessoas adoram ler livros e assistir filmes, isso é fácil de dizer. Mas aproveitar esses ótimos (e divertidos) hábitos para aprender e entender os diversos aspectos da Economia pode ser ainda mais proveitoso para os que se interessam no assunto! A seguir, apresentamos dez dicas de filmes e leituras para você conhecer mais sobre a área.

Passe o mouse / clique sobre as capas abaixo para saber mais:

Freakonomics: O Filme (2010)

O primeiro da lista é um documentário, baseado no livro de mesmo nome (fica a dica de mais um livro!). O filme aborda várias situações cotidianas, como criminalidade e aborto, com um olhar da teoria econômica.

Assista o trailer

Real: O Plano por trás da História (2017)

Este filme é um longa-metragem brasileiro que conta a história do plano real. O drama político aborda a hiperinflação vivida no Brasil depois de uma sequência de planos econômicos sem efeito. Baseado no livro: “3000 Dias no bunker – Um plano na cabeça e um país na mão”, do jornalista Guilherme Fiuza (mais uma dica de leitura!)

Assista o trailer

Jogo do Dinheiro (2016)

No filme, conhecemos um apresentador de televisão chamado Lee Gates (George Clooney), do programa “Money Monster”, que fornece dicas de investimentos que o levam à fama. Porém, após ele recomendar as ações de uma empresa que não dá lucros, um desconhecido invade o programa e sequestra o apresentador. O resto fica para quem quiser assistir.

Assista o trailer

A Corporação (2003)

A exploração da mão-de-obra barata do terceiro mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos abordados neste filme. O tema central está na polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana, que concluiu que uma corporação é uma “pessoa” aos olhos da lei. Com isso, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual.

Assista o trailer

A Ascensão do Dinheiro (2008)

Este último documentário, vencedor do Emmy de 2009, é apresentado pelo famoso economista Niall Ferguson, baseado no seu livro de mesmo nome. O longa narra a história financeira do mundo, mostrando seus impactos, percorrendo a relação do dinheiro no contexto social e humano.

Assista o trailer

Economia nua e crua: O que é, para que serve, como funciona

Charles Wheelan (Editora Zahar, 2018)

O livro aborda temas econômicos de uma forma leve e com uma pitada de humor, o que é excelente para quem quer entender um pouco mais sobre a Economia e como ela está inserida no nosso dia a dia.

Reprodução: Grupo Companhia das Letras

Introdução à Economia

N. Gregory Mankiw (Editora Cengage, 2019)

Dentre as sugestões de livros, esse com certeza é um dos mais conceituados. Apesar de extenso, cada capítulo foi escrito de maneira acessível por um dos mais famosos economistas do mundo. A obra certa para quem estuda (ou ainda vai estudar) Economia.

Reprodução: Cengage

Crash: uma breve história da economia

Alexandre Versignassi (Editora Harper Collins, 2019)

O livro trata do universo financeiro, passando pela história das moedas, o sobe e desce da bolsa de valores, inflação, criptomoedas, fundos de investimento, entre outros assuntos. Com uma linguagem fácil e divertida, o autor apresenta paralelos entre o presente e o passado para um melhor entendimento do mundo das finanças.

Reprodução: Amazon

O Livro da Economia (Coleção As grandes ideias de todos os tempos)

Diversos Autores (Editora Globo Livros, 2017)

A obra foi escrita por diversos autores, economistas, professores, jornalistas e analistas financeiros, sendo dividida em seis partes: “Iniciem o comércio (400 a.C.-1770)”, “A Era da Razão (1770-1820)”, “Revoluções industrial e econômica (1820-1929)”, “Guerra e depressões (1929-1945)”, “Economia no pós-guerra (1945-1970)” e “Economia contemporânea (1970-presente)”. Cada parte destaca as principais ideias e bases do pensamento econômico ao longo do tempo.

Reprodução: Globo Livros

50 ideias de economia que você precisa conhecer

Edmund Conway (Editora Planeta, 2016)

Este livro aborda de maneira bem rápida diversos termos econômicos, como capitalismo, keynesianismo, desemprego, entre outros. O autor procurou ser bem objetivo e direto ao ponto neste manual para aprender o básico da Economia.

Reprodução: Editora Planeta

Gostou das dicas? Se você quiser continuar sua pesquisa e aprendizagem sobre assuntos ligados à Economia, confira a seguir listas de mais conteúdos para você conhecer!

• BONA, ANDRE. 7 livros para entender sobre economia.
• BONA, ANDRE. 8 filmes sobre economia e dinheiro que vale a pena assistir.
• ECM – ECONOMIA MAINSTREAM. Lista de livros para estudar economia.
• EXAME. 6 livros divertidos e fáceis de entender sobre economia.

Valeu pessoal! Compreender a Economia é fascinante e fazer uma graduação em Economia pode ser, além de uma grande profissão, um caminho de muitas descobertas e oportunidades. Divirtam-se!

Menu Acessibilidade