Para Leitura

A FHO

Por que estudar Economia?
Prof. Leonardo Antonio Santin Gardenal
07 minutos
Professor do curso de Economia da FHO

O momento de decidir qual carreira seguir é sempre marcado por muitas perguntas e poucas respostas. Afinal, além de sermos jovens, conhecemos muito pouco o mercado de trabalho, as áreas de atuação e as possibilidades que uma profissão pode oferecer, por exemplo. Então neste texto vamos falar sobre a profissão do Economista e o curso de Ciências Econômicas!

Você já parou para pensar no que vai estudar se decidir cursar Economia? Ou até mesmo, o que é Economia?

O que é Economia?

Dizer que a Economia está presente em nosso dia a dia não é novidade para ninguém, mas será que sabemos realmente o que Economia significa? Quando fazemos essa pergunta, as pessoas automaticamente costumam pensar nas decisões do governo, no mercado financeiro e até mesmo na melhor alternativa do que fazer com a mesada ou com o salário. Essas ideias não estão erradas! Tudo isso faz parte do que estuda a Ciência Econômica. No entanto, a resposta é ainda mais interessante:

Economia é a ciência que estuda como as pessoas e a sociedade alocam, distribuem, os seus recursos escassos, ou seja, limitados, diante de tantos desejos ilimitados.

Para entender como essa distribuição de recursos ocorre na sociedade, estudamos ao longo do curso alguns temas bem importantes como, por exemplo, como os indivíduos tomam as suas decisões, como as pessoas interagem no mercado e qual o papel do governo na sociedade e na vida das pessoas.

E, ao contrário do que muitos pensam quando dizem que Economia é um curso de humanas ou de exatas, a Economia é uma área do conhecimento ligada às Ciências Sociais Aplicadas, ou seja, uma área que estuda a sociedade e que adotará diversas ferramentas para analisar e formular políticas com o objetivo de melhorar o bem-estar das pessoas.

O que eu vou aprender durante o curso?

A graduação em Ciências Econômicas possui uma estrutura extremamente abrangente e diversificada, que oportuniza ao aluno desenvolver uma grande bagagem sobre a realidade social e econômica de seu país e do mundo. Além disso, você também irá aprender Teoria Econômica e desenvolver seu conhecimento em Métodos Quantitativos, que são extremamente importantes e valiosos para a análise econômica. Ou seja, se você é uma pessoa curiosa, interessada em conhecer como funciona a sociedade, ampliar sua visão de mundo e ainda desenvolver competências analíticas e gerenciais, a Economia pode ser o curso ideal para você!

Sobre a Teoria Econômica, as disciplinas irão apresentar conteúdos relativos à Macroeconomia, Microeconomia, Economia Internacional, Economia do Trabalho, Setor Público, entre outros temas importantes, que permitem compreender o funcionamento da atividade econômica no Brasil e no Mundo.

Já na área de História Econômica e Realidade Brasileira, você poderá saber mais sobre o desenvolvimento das ideias econômicas, História e a formação e a Economia Brasileira na contemporaneidade.

Na área de Métodos Quantitativos, você irá se aprofundar em Economia Matemática, em Cálculo, em Estatística e na Econometria. Lembrando que, para cursar Economia, não é necessário dominar todos os conteúdos de Matemática do Ensino Médio! Para o bom aproveitamento do curso, todo o conteúdo necessário é revisado, contextualizado e desenvolvido desde o básico, para que você seja capaz de desenvolver todo o seu potencial.

Também devem fazer parte da sua formação, além das atividades curriculares, a participação em projetos, eventos, grupos de estudo, palestras, congressos desenvolvidos especialmente para a área de negócios, o que proporciona uma experiência enriquecedora, que dará as condições necessárias para que você construa o seu sucesso profissional.

Conheça o curso de Economia da FHO

Por que estudar Economia?

Agora que você já conhece o significado de Economia e algumas características gerais do curso de graduação, vamos finalmente responder a pergunta inicial:

O Curso de Ciências Econômicas é extremamente abrangente e diverso em suas disciplinas, permitindo ao aluno desenvolver competências que serão um diferencial em sua vida profissional. Seja pela capacidade analítica, pelo conhecimento de diversas ferramentas quantitativas ou por desenvolver a perspectiva histórica e de realidade brasileira que compõem disciplinas do curso.
Como economista, você poderá atuar como analista em grandes empresas, empreender ou gerir empresas familiares, trabalhar no setor público, ou ainda, se dedicar à pós-graduação, trilhando uma carreira acadêmica. Essas são apenas algumas, dentre tantas outras possibilidades.
Ao cursar Economia você passa a compreender melhor a realidade à sua volta e do país em que vivemos. Os noticiários se tornam mais compreensíveis e os debates econômicos passam a fazer mais sentido. Isso contribui muito no processo de tomada de decisões.
Você aprende e passa a utilizar ferramentas que permitirão gerir melhor suas finanças pessoais ou empresariais, formular estratégias, diversificar seus investimentos e, deste modo, obter melhores resultados e ampliar a riqueza, o patrimônio e o bem-estar.

A dica de ouro que deixamos para finalizar é: obtenha o maior número de informações possíveis para conhecer o curso que você se interessar! Isso inclui pesquisas na internet, vídeos sobre a atuação de profissionais que atuam na área, conversas com professores e coordenadores do curso, e informações sobre a estrutura do curso que está desejando. Conheça as instituições que oferecem esse curso, o conceito obtido por ele nas últimas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), as disciplinas oferecidas e as possibilidades de pesquisa e de extensão que você terá acesso ao longo da graduação.

Reprodução / Crédito GIF: Giphy.com

Comece a estudar Economia em 2024

Menu Acessibilidade