Para Leitura

A FHO

10 curiosidades sobre a Engenharia que você não sabia
Prof. William Douglas Paes Coelho
05 minutos
Coordenador Geral das Engenharias da FHO

Que a Engenharia é uma profissão clássica e que graças ao engenheiro e suas competências técnicas são produzidas grandes transformações na sociedade, a maioria das pessoas sabem! Mas existem algumas curiosidades que até mesmo os profissionais da área desconhecem. Vamos a algumas delas:

Passe o mouse sobre o item abaixo para descobrir a curiosidade:

A palavra engenheiro é derivada da palavra do latim INGENIUM, que significa talento nato, esperteza e inteligência. É por isso que na língua portuguesa, quando falamos que alguém é “engenhoso” queremos dizer que essa pessoa é inventiva, criativa e talentosa
O primeiro engenheiro da história da humanidade foi o egípcio construtor de pirâmides Imhotep, que viveu cerca de 2.700 anos antes de Cristo e, devido às suas proezas na engenharia das pirâmides, ganhou um status quase divino. Uma curiosidade é que, em 1999, Imhotep foi retratado pelo ator Arnold Vosloo no filme “A Múmia” (Universal Pictures).
Em 2012, o engenheiro mecânico brasileiro Aron Jose Pazin de Andrade criou o primeiro coração artificial nacional, mais barato e com uma tecnologia inovadora, permitindo uma cirurgia mais simples e segura (em caso de falha), pois funciona junto com o coração natural.
Todos sabem que o monte Everest, localizado no Tibete, é a maior montanha da Terra, com uma altura de 8.848,86 metros acima do nível do mar. Agora, o que poucos sabem, é que seu nome se trata de uma homenagem a um engenheiro britânico, Sir George Everest.
Inventado há 80 anos, o câmbio automático que equipa milhares de veículos no mundo foi aprimorado e se tornou viável graças a dois engenheiros brasileiros. José Braz Araripe e Fernando Lemos criaram uma transmissão automática com fluido hidráulico que tinha potência e praticidade e que foi comprada pela GM em 1932. Curiosamente, o engenheiro José Braz Araripe é tio-avô do renomado escritor brasileiro Paulo Coelho, autor de “O Alquimista” entre outras obras consagradas.
Diversas personalidades famosas se formaram em engenharia e talvez você desconheça alguma delas! Como por exemplo, o ator britânico Rowan Atkinson, mais conhecido mundialmente pelo seu personagem Mr. Bean, que estudou engenharia elétrica e concluiu o mestrado na Universidade de Queen. No Brasil, o diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro, Marcelo Tas, se formou em Engenharia Civil, em 1983.
Em Zurique (Suíça), a fim de liberar espaço para a construção de linhas férreas, um prédio histórico de uma antiga fábrica de 6.200 mil toneladas foi arrastado por 60 metros. Para isso foram gastos U$ 12,7 milhões de dólares e dois dias para os engenheiros completarem a operação.
Em 1941, o engenheiro Georges de Mestral saiu em uma viagem de caça na companhia de seu fiel amigo de quatro patas, quando ficaram cobertos de sementes de bardana presas em seus corpos. Irritado de ter que tirá-las uma a uma, ele observou a forma como elas ficavam presas no pelo de seu cão, como um tecido com milhares de ganchos minúsculos. Nasce então o VELCRO®, que recebe esse nome da união de dois termos em francês: Velours (Veludo em francês) + Crochet (gancho em francês).
Você sabia que a urna eletrônica é uma invenção brasileira? O engenheiro Carlos Rocha, formado no ITA, foi líder da equipe reunida para o desenvolvimento da urna eletrônica e teve de pensar em um produto que pudesse enfrentar tanto o frio do sul do Brasil quanto o calor e a umidade do Amazonas.
A discussão sobre quem é o inventor do avião, o brasileiro Alberto Santos Dumont ou os irmãos Wrigth, gera debates calorosos entre os engenheiros do mundo todo. Dono de uma personalidade forte e mente brilhante, Alberto Santos Dumont pode ser considerado um dos pioneiros da aviação. Mas você sabia que ele também inventou diversos balões e dirigíveis, além de ser o criador do relógio de pulso e do chuveiro elétrico? Isso mesmo! Esse brasileiro realmente levava o termo “ingenium” a sério!

Crédito - Fotos

• Foto: Sir George Everest - Wikipédia
• Foto: Rowan Atkinson (Mr. Bean) - R7 / Reprodução/Instagram
• Foto: Prédio arrastado - G1
• Foto: Georges de Mestral - A Origem das Coisas
• Foto: Alberto Santos Dumont - Wikipédia

Menu Acessibilidade