Para Leitura

A FHO

Como ir bem em Matemática no Vestibular?
Prof. Carlos Moraes
04 minutos
Professor de Matemática e Coordenador do Núcleo Comum de Engenharia da FHO

A Matemática costuma ter a fama de ser o grande terror e tormento dos vestibulandos, mas na verdade não é tudo isso. Vamos com calma! Um ponto extremamente importante é ler com calma e muita atenção o enunciado de cada questão. O objetivo da prova de Matemática é mensurar quais competências e habilidades você desenvolveu no seu ensino básico.

Em primeiro lugar, lembre-se que para construir uma casa, deve-se começar pelo alicerce. Por isso, é importante estar atento a tópicos básicos do conteúdo matemático, como as quatro operações, potenciação, razão e proporção, fatoração, porcentagem, sistemas lineares básicos e as características das figuras geométricas. Lembre-se: são tópicos que se relacionam com todos os conteúdos matemáticos.

Uma dica legal é fazer exercícios que fixem esses conceitos e fortaleçam a memória para que você não gaste muito tempo numa prova com esses conteúdos. Você vai perceber que essa dica facilitará seu desempenho!

Agora que você trabalhou os conceitos básicos, alce voos mais altos. Comece a canalizar sua energia em assuntos mais avançados, focando em tópicos que são apresentados no ensino médio. Entram em campo: as funções (1º grau, 2º grau, exponencial, logaritmo e trigonométricas), geometria plana, espacial e analítica, análise combinatória, probabilidade e noções de estatística, progressões numéricas e trigonometria no triângulo.

O fundamental aqui é treinar, afinal, adaptando um ditado:

“Quem treina os males da prova espanta”.

O grande segredo é conciliar teoria e prática. Não adianta decorar todas as fórmulas e não saber onde utilizá-las ou entender um conceito e quando aparecer uma questão um pouco diferente você travar e não conseguir fazer. Ao treinar, você vai ganhar segurança ao resolver uma prova, pois vai começar a aprender com seus próprios erros.

Menu Acessibilidade