Para Leitura

A FHO

Estude com os Super-Heróis! (Download gratuito de e-book)
Camila Franchini Zaniboni
05 minutos
Fundação Hermínio Ometto
Já imaginou aprender Física com os super-heróis?

Entender a velocidade com que o Flash se desloca no espaço-tempo? Qual a distância, em km, de Krypton até o Planeta Terra? Os paradoxos que envolvem a viagem no tempo? Ou porque o Homem-Aranha não conseguiu salvar a namorada Gwen com sua teia?

A cultura geek chegou na sala de aula e a gente te dá um spoiler!

Um time de 14 super professores da Fundação Hermínio Ometto (FHO), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade de São Paulo (USP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Colégio Puríssimo - Rede ICM de Educação, da Academia de Força Aérea (AFA) e da Florida Atlantic University se reuniu com uma missão: tornar as aulas de física mais divertidas e atrativas e ajudar alunos e professores que não tem acesso à essas informações a (re)descobrirem a ciência!

Para isso, eles apresentam os mistérios e encantamentos relacionados à Física em um e-book repleto de histórias e exemplos envolvendo os super-heróis da Marvel, DC e dos grandes clássicos dos quadrinhos e TV. E quem acompanha tudo de perto, como anfitrião dessa jornada de estudos, é o Capitão Mega-Pi, um herói tipicamente brasileiro!

A ideia surgiu com o início da pandemia de Covid-19 e o impacto causado no ensino, em especial, para os alunos mais carentes. “Foi aí que reunimos esse grupo maravilhoso de professores com uma proposta: doar parte de seu tempo para criar mais exercícios, organizá-los e gerar um livro totalmente gratuito para ajudar os alunos que não têm acesso a essas informações. Como não podia deixar de ser, o grupo prontamente aceitou a ideia e começamos a nos reunir virtualmente para elaborar este trabalho, que foi feito com muito carinho. São amigos queridos e duas paixões: a Física e os heróis”, contou o professor e Coordenador do Núcleo Comum de Engenharia da FHO, Huemerson Maceti.

No e-book Física com Super-Heróis os leitores encontram mais de 160 exercícios adaptados de importantes vestibulares do país, do ENEM, e de autoria dos professores, com resolução para facilitar os estudos e inspirar o aprendizado. E o melhor: você pode fazer o download do material aqui, de forma gratuita, e já iniciar os estudos!

“Física é uma daquelas matérias que, infelizmente, assusta muita gente. Tem aquela reputação de ser muito “difícil”, meio que inacessível a meros mortais, coisa de gênio. Grande besteira. Física é como nós, seres humanos, descrevemos o que vemos do mundo, tanto por meio dos nossos sentidos (ver, tocar, cheirar, ouvir, degustar) como dos nossos instrumentos, que são uma espécie de amplificadores da realidade. Eles permitem que possamos enxergar muito mais longe do que com nossos olhos, ouvir sons que nossos ouvidos não captam, ver criaturas e objetos invisíveis a olho nu. A ciência pode sim ser perfeitamente acessível aos alunos e aos interessados, contanto que seja bem ensinada. (...) Neste manual fantástico, divertido, bem escrito e muito bem-humorado, os alunos vão aprender brincando, entendendo bem a diferenciar as fronteiras entre o possível (o que obedece às leis da natureza) e o impossível, que define, afinal, os superpoderes da maioria dos heróis de ficção”.
Trecho do prefácio de Marcelo Gleiser
“Embora esteja presente em tudo, a Física ainda é vista como uma disciplina difícil e, até mesmo, chata. Por essa razão, o papel do professor é mostrar ao aluno a beleza de cada um dos assuntos. Eu me apaixonei pela Física e, por isso, decidi segui-la como profissão. Assim, tenho a obrigação de mostrar aos alunos toda a beleza dessa ciência. Como bem disse Carl Sagan, não explicar a ciência me parece perverso. Quando você está apaixonado, você quer contar isso para o mundo. (...) Este livro tem como objetivo expor uma perspectiva diferente em relação às histórias em quadrinhos, identificando aplicações da ciência aos superpoderes de conhecidas personagens. Espero que este material motive estudantes e professores a olhar para a Física como algo maravilhoso. Segundo um aluno, que me escreveu em uma avaliação, quando o professor se esforça para ensinar, o aluno se esforça mais para aprender”.
Prof. Huemerson Maceti, professor e Coordenador do Núcleo Comum de Engenharia da FHO
Acesse o link para fazer o download gratuito do livro!
Menu Acessibilidade