Para Leitura

A FHO

Concurso de Bolsas da FHO: saiba se você pode concorrer
Camila Franchini Zaniboni
07 minutos
Fundação Hermínio Ometto

O período que antecede o ingresso no ensino superior pode trazer dúvidas e incertezas relacionadas a como pagar as mensalidades do curso. Além disso, despesas adicionais de moradia, transporte e alimentação também podem pesar no bolso e tornar o início da faculdade mais distante.

As bolsas de estudo contribuem para o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, possibilitando que concluam sua formação universitária e iniciem a carreira profissional com melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O Programa de Bolsas FHO

A FHO oferece bolsas de 50% e 100% por meio de programa próprio para todos os cursos de graduação.

Vantagens
Se você perdeu o Enem ou não foi tão bem na prova, não precisa se preocupar! A FHO não utiliza a nota do Enem para classificação no Vestibular e Concurso de Bolsas próprio.
A FHO oferece bolsas de 50% e 100% e você pode optar por concorrer a ambas as bolsas de estudos, com a mesma prova, ao fazer sua inscrição. Isso amplia as suas possibilidades de classificação, caso tenha um bom desempenho e atenda aos pré-requisitos do Programa.
A FHO oferece bolsas de estudos para os 23 cursos de graduação presenciais. Conheça todos eles.
Quem pode concorrer à bolsa de 50%?

Podem concorrer às bolsas parciais (50%) os candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

A bolsa de estudos parcial cobre metade das despesas com mensalidade ao longo do curso. Mas se mesmo com uma bolsa você precisar de uma ajuda extra, na FHO você também pode utilizar o PagFácil, crédito estudantil da Instituição, para pagar parte do seu curso somente depois de formado Saiba mais sobre o programa.

Quem pode concorrer à bolsa de 100%?

Podem concorrer às bolsas integrais (100%) os candidatos que não tenham diploma de ensino superior, com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e que atendam a uma das condições a seguir:

Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral OU parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, como bolsista integral;
Ser estudante com deficiência *;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica **.

(*) Ao estudante com deficiência, poderá ser solicitado pelo coordenador dos processos de bolsa de estudos da FHO, laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art.4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, quando for o caso.

(**) O estudante que atenda somente à condição disposta no inciso III poderá se inscrever apenas a bolsas exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação para o magistério da educação básica, deverá estar no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar quadro de pessoal permanente de instituição pública, nos termos do disposto no § 5º do art. 1º e do inciso III do caput do art. 2º da Lei nº 11.096, de 2005.

A bolsa de estudos integral cobre todas as despesas com mensalidade ao longo do curso.

Como faço para calcular minha renda familiar per capita?

Para saber se você pode concorrer a uma bolsa de estudos pela FHO ou por outros programas, será necessário calcular a sua renda familiar per capita (ou seja, a renda de cada pessoa da família). Para fazer isso é simples:

Você irá somar os rendimentos brutos de cada pessoa que faz parte do seu grupo familiar (que morem na mesma casa) e, em seguida, irá dividir a soma pelo número total de integrantes da família. Exemplo:

O que é grupo familiar: o conjunto de pessoas que moram na mesma casa do candidato e que são relacionados pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó); ou outras pessoas que usufruam da renda mensal bruta familiar.

O que é renda bruta mensal familiar: a soma de todos os rendimentos integrais, sem os descontos, de todos os membros do grupo familiar e do candidato: salários, proventos, gratificações eventuais ou não, gratificações por cargo de chefia, pensões, pensões alimentícias, aposentadoria, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, e quaisquer outros.

Importante: Todos os candidatos pré-selecionados na prova do Concurso de Bolsas da FHO deverão preencher uma Ficha Cadastral, um Questionário Socioeconômico e um Relatório de Bolsa para comprovar, por meio de documentos, as informações prestadas sobre si mesmos e sobre os integrantes do seu grupo familiar.

Quero mais informações sobre o cálculo de renda

Quantas bolsas são oferecidas?

Você pode verificar a quantidade de bolsas 50% e 100% oferecidas em cada curso, por meio do edital disponível na página de inscrições.

Como é feita a classificação?

A distribuição das bolsas de estudos é feita por meio da classificação do candidato em uma prova realizada pela FHO. Por isso, se você tem interesse em concorrer a uma bolsa de 50% ou 100% é importante que fique atento aos prazos de inscrição, pré-requisitos e data (s) da (s) prova (s), para não perder essa chance!

Saiba como será a prova do Vestibular e Concurso de Bolsas FHO

Posso concorrer às bolsas de 50% e de 100% da FHO? E se eu também quiser participar do Vestibular sem bolsa?

Se você atende aos pré-requisitos para a bolsa integral (100%) e para a bolsa parcial (50%) poderá optar por concorrer, ao mesmo tempo e com a mesma prova, de ambas as bolsas. Além disso, se você também tiver interesse em concorrer a uma vaga no curso desejado por meio do Vestibular (sem bolsa de estudos) é possível, usando a nota da prova do Concurso de Bolsas para sua classificação, caso ela não seja suficiente para aprovação na bolsa.

Como faço para me inscrever?

As inscrições para o Vestibular e Concurso de Bolsas FHO devem ser feitas pelo site.

Ficou com alguma dúvida sobre o Concurso de Bolsas da FHO? Converse com a gente!

Menu Acessibilidade