Para Leitura

A FHO

Estudando em casa: dicas de postura e alongamento
Profa. Jaqueline Feitoza de Araújo Zanobi
06 minutos
Professora do Curso de Fisioterapia da FHO

Você já reparou na posição em que fica sentado, deitado, assistindo TV ou estudando? Suas costas estão inclinadas para frente ou apoiadas em algum lugar? Seus pés estão alinhados? Seu pescoço está reto?

A forma como mantemos a postura durante as atividades que realizamos no dia a dia impacta diretamente a nossa produtividade, saúde e qualidade de vida. Manter a postura correta só traz benefícios:

Elimina dores e evita problemas musculares;
Te ajuda a se manter mais concentrado;
Auxilia na oxigenação e funcionamento do organismo;
Reduz a possibilidade de estresse;
Diminui o cansaço físico após o período de estudo e
Contribui para a qualidade do sono.

Por isso, é importante que você esteja sempre atento e consciente em relação ao seu comportamento durante as atividades, principalmente durante o período de estudos, quando você vai passar mais tempo sentado em frente aos livros e ao computador, e pode sentir cansaço e dores musculares ao final do dia.

Para te ajudar neste processo, a fisioterapeuta e professora da FHO, Jaqueline Feitoza de Araújo Zanobi traz orientações para você melhorar a sua postura durante os estudos. E, ao final, ainda tem dica bônus: alongamentos fáceis para você relaxar ao final do dia!

Procure um local tranquilo na sua casa, longe de distrações, ou determine um período do dia em que você consegue ter mais silêncio e concentração, para que possa favorecer seu período de estudos.

Coloque o seu computador ou notebook em uma mesa e verifique se a tela está posicionada na altura dos seus olhos. Se for necessário, utilize livros, cadernos ou caixas para ajustar a altura do monitor. Isso é importante para aliviar tensões e não sobrecarregar a musculatura do pescoço.

Se possível, tenha um teclado e mouse separados do monitor. É importante que você consiga apoiar o antebraço na mesa para fazer as atividades, mantendo o cotovelo próximo a um ângulo de 90 graus. Além de manter seu braço descansado, isso te ajuda a não sobrecarregar os ombros.

Procure uma cadeira confortável com apoio para as costas, que te permita manter ambos os pés no chão. Dessa forma, os seus joelhos sempre estarão em posição próxima ao ângulo de 90 graus.

Se, por acaso, sua cadeira for baixa, utilize uma (ou mais) almofadas no assento.

Se a sua cadeira for mais alta, utilize uma caixa ou um banquinho para apoiar os pés.

Se o encosto da sua cadeira estiver inclinado para trás, utilize uma almofada para apoiar as costas.

Evite inclinar o tronco para frente para realizar as atividades escolares, porque isso pode causar dores e desconforto nas costas ao final do dia ou ao longo do tempo. Sempre mantenha a coluna alinhada.

Para alongar em qualquer lugar

Terminou de estudar por hoje? Já completou os exercícios e leituras do dia e quer relaxar o corpo? Então siga as próximas dicas para diminuir as tensões musculares e desconfortos na região do pescoço e dos braços.

Com a coluna reta, incline o pescoço para trás (por 30 segundos) e para a frente (por 30 segundos).

Agora, incline o pescoço para o lado direito (por 30 segundos) e esquerdo (por 30 segundos).

Em seguida, realize também 10 movimentos circulares com o pescoço, em sentido horário e anti-horário. Importante: realize o movimento bem devagar para evitar tontura ou desequilíbrio.

Mantendo a coluna reta, puxe o braço direito em direção ao ombro esquerdo. Depois, repita o movimento puxando o braço esquerdo em direção ao ombro direito.

Dobre o cotovelo e leve o braço esquerdo para trás das costas (conforme a figura a seguir). Em seguida, repita o movimento com o braço direito.

Estique os dois braços para a frente com as mãos unidas.

Lembrando que é importante permanecer em cada exercício de alongamento por 30 segundos!

Agora, vamos para o alongamento das mãos e do punho, muito importantes para quem escreve ou digita todos os dias!

Com os braços esticados, segure a mão para baixo, alongando o punho. Em seguida, repita o exercício com a outra mão.

Mantenha o braço esticado e agora puxe a mão para cima, para alongamento dos punhos e dos dedos. Ao terminar, repita o exercício com a outra mão.

E, por último, com os dedos fechados dentro da mão, realize 10 movimentos lentos e circulares com os punhos (conforme figura).

Menu Acessibilidade